quarta-feira, 1 de dezembro de 2021

Michael J. Fox reflete sobre o aniversário de 30 anos do diagnóstico de Parkinson

"Se você acha que não tem nada pelo que ser grato, continue procurando", disse ele.

Nov. 30, 2021 - Michael J. Fox vive com a doença de Parkinson desde o início dos anos 1990, mas o otimista ator ainda encontra muitos motivos para ser grato por sua vida.

A estrela de "De volta ao futuro", de 60 anos, abriu a boca sobre o aniversário de 30 anos de seu diagnóstico de Parkinson em uma entrevista na edição de dezembro de 2021 / janeiro de 2022 da "AARP the Magazine".

Fox, que se descreve como um "cara genuinamente feliz", disse à revista que sua atitude positiva e seu foco na gratidão o ajudaram a lidar com os desafios da vida.

"Alguns dias são uma luta. Alguns dias são mais difíceis do que outros. Mas a doença é essa coisa que está ligada à minha vida - não é quem a dirige", disse Fox sobre viver com a doença de Parkinson. Kurt Iswarienko / AARP

"Se você acha que não tem nada pelo que agradecer, continue procurando. Porque você não recebe apenas otimismo. Você não pode esperar que as coisas estejam bem e então ser grato por isso. Você tem que se comportar de uma forma que promova isso", disse ele.

A ex-estrela de "Family Ties", que divide quatro filhos com sua esposa de 33 anos, Tracy Pollan, também se considera simplesmente sortuda.

"Eu disse ao meu pai que estava me mudando para Hollywood quando larguei o colégio, e ele me mandou para baixo, porque eu estava ganhando a vida ... Então conheci a mulher com quem casei e tive os filhos que tive e vivi a vida Eu tinha ", explicou Fox.

"Ainda assim, é difícil explicar às pessoas o quanto tenho sorte, porque também tenho Parkinson. Alguns dias são uma luta. Alguns dias são mais difíceis do que outros. Mas a doença é essa coisa que está ligada à minha vida - não é quem a dirige."

Ao longo dos anos, os sintomas de Fox incluíram tremores físicos, rigidez e dificuldades para falar. Quando ele foi diagnosticado em 1991, um médico disse que ele tinha mais uma década para agir. Mas a Fox continuou estrelando filmes e televisão, incluindo a sitcom de sucesso da ABC "Spin City" e, mais recentemente, notáveis ​​papéis em "The Good Wife" e "Boston Legal".

“Eu sou uma espécie de aberração. É estranho que eu tenha me saído tão bem por tanto tempo”, disse ele.

No entanto, nos últimos anos, Fox viu seu otimismo testado quando entrou em uma “mancha negra” cheia de desafios emocionais e de saúde. Em 2018, ele foi submetido a uma cirurgia para remover um tumor de crescimento rápido de sua medula espinhal. Durante o processo de recuperação, ele teve que aprender a andar novamente.

Apenas quatro meses após a cirurgia, o ator escorregou e caiu no apartamento de sua família em Nova York, quebrando o braço esquerdo. O conserto de seu braço exigiu uma placa de metal e 19 parafusos.

"Ao passar pela escuridão, também tive uma visão sobre meu sogro, que havia falecido e sempre defendeu gratidão, aceitação e confiança. E comecei a perceber coisas pelas quais era grato e como as outras pessoas notariam responda à dificuldade com gratidão. Concluí que a gratidão torna o otimismo sustentável”.

No ano passado, por causa de sua fala cada vez menos confiável, Fox tomou a difícil decisão de deixar de atuar.

"Quando eu não conseguia agir da maneira que costumava agir, descobri novas maneiras de agir", explicou ele. "Mas então cheguei ao ponto em que não podia mais confiar na minha capacidade de falar em um determinado dia, o que significava que não poderia mais agir de forma confortável."

Mesmo assim, a Fox está feliz por ter criado uma obra que traz alegria às pessoas. Fox se lembra de ter assistido "De Volta para o Futuro" no ano passado na TV e ter ficado maravilhado com a mensagem do filme.

“É incrível - mais pessoas, de todas as idades, me abordam agora sobre esse filme do que nunca. Não tenho certeza se entendi o porquê”, disse ele. "Então eu descobri na TV no Natal passado. E eu pensei que era realmente bom nisso, melhor do que eu pensava que tinha sido."

“Mais importante, eu peguei o espírito do filme”, ele continuou. "Eu entendi que era apenas uma grande risada e que todos nós precisamos ... receber crédito pelo que fizemos e pelas vidas que tocamos e ocasionalmente recuar um pouco e apreciar que grande parte da vida tem sido ótima e que há muito mais para viver. "

A AARP apresentará um prêmio honorário de propósito 2022 para Fox em dezembro por seu trabalho em defesa da pesquisa sobre Parkinson. Original em inglês, tradução Google, revisão Hugo. Fonte: Today.

Nenhum comentário: