quarta-feira, 1 de dezembro de 2021

Michael J. Fox diz que não espera a cura de Parkinson em vida

Ator canadense-americano, comediante, autor, produtor de cinema e ativista com uma carreira no cinema e na televisão

Michael J. Fox diz que não tem medo da morte, mas tem muito mais vida para viver.

Tue, November 30, 2021 - Por 30 anos, a estrela de TV e cinema tem lutado contra o Parkinson. Depois de um período sombrio enquanto processava as notícias de mudança de vida, ele canalizou seu otimista interior e foi isso que o guiou durante sua luta. Obstáculo após obstáculo - e houve muitos, especialmente nos últimos três anos - ele continuou marchando durante sua batalha difícil, ao mesmo tempo que arrecadou mais de US $ 1 bilhão para a pesquisa do Parkinson por meio de sua Fundação Michael J. Fox. Mas ele não está se enganando sobre o que está enfrentando - nem está deixando isso ofuscar as alegrias de sua vida.

Michael J. Fox participa da festa de gala de 2021, uma coisa engraçada que aconteceu na maneira de curar Parkinson, em 23 de outubro de 2021 na cidade de Nova York. (Foto de Noam Galai / Getty Images para a Fundação Michael J. Fox)

“Como escrevi em meu último livro, agora estou fora do negócio de limonada”, disse o autor do No Time Like the Future à AARP (American Association of Retired Persons) em uma nova entrevista. “Eu sou muito franco com as pessoas sobre curas. Quando me perguntam se serei aliviado do Parkinson durante a minha vida, eu digo: ‘Tenho 60 anos e a ciência é difícil. Então não.' "

Dito isso, "Eu sou realmente um cara feliz. Não tenho um pensamento mórbido em minha cabeça - não tenho medo da morte. De jeito nenhum."

Ele sabe que tem mais sorte do que a pessoa comum com o distúrbio degenerativo do sistema nervoso central.

“É difícil explicar às pessoas o quanto tenho sorte, porque também tenho Parkinson”, disse Fox. “Alguns dias são uma luta. Alguns dias são mais difíceis do que outros. Mas a doença é essa coisa que está ligada à minha vida - não quem a dirige. E porque tenho ativos, tenho acesso a coisas que outras pessoas não têm. Eu não começaria a comparar minha experiência com a de um trabalhador que pega Parkinson e tem que largar o emprego e encontrar uma nova maneira de viver. Então, eu tenho muita sorte.”

Embora tenha sorte, não é absolutamente nenhum piquenique.

“Eu sou uma espécie de aberração. É estranho que eu tenha me saído tão bem por tanto tempo. As pessoas costumam pensar no Parkinson como uma coisa visual, mas os visuais não são nada. Em qualquer dia, minhas mãos mal podiam estar tremendo ou podiam estar [se debatendo]”, disse ele. “É o que você não pode ver - a falta de um giroscópio interno, de um senso de equilíbrio, de percepção periférica. Quer dizer, estou navegando em um navio em mares tempestuosos nos dias mais brilhantes."

Um período especialmente tempestuoso em sua vida foi 2018, quando os cirurgiões removeram parcialmente um tumor benigno que havia se enrolado em sua medula espinhal. Ele teve que aprender a andar novamente. Então, quatro meses após a cirurgia, ele caiu em casa e quebrou o braço esquerdo. Foi reparado com 19 parafusos e uma placa de metal.

“Se você acha que não tem nada pelo que agradecer, continue procurando”, disse ele. “Porque você não recebe apenas otimismo. Você não pode esperar que as coisas estejam ótimas e então ser grato por isso. Você tem que se comportar de uma maneira que promova isso.”

Ele também falou sobre o período após o diagnóstico - e como ele “passou sete anos guardando para mim, sem contar a ninguém e sem aprender sobre isso”. (Foi nessa época que ele bebeu muito. Ele então ficou sóbrio e divulgou seu diagnóstico a público.)

Ele disse que mais tarde soube que “outros estavam isolados [também por causa de seus diagnósticos] e não tinham uma força unificadora central que seria seu defensor. Então, agora, junto com o empenho na ciência por meio da fundação, sou um motivador e alguém que tenta desmistificar e normalizar o Parkinson - para tirar qualquer vergonha ou sensação de que ele deveria ser escondido. Porque infelizmente, inevitavelmente, ele se revelará. Sempre haverá pessoas que dirão: 'Por que você tem que ficar me contando sobre isso?' Bem, o fato da minha existência é evidência desta doença, e eu não vou cobrir isso para as pessoas. "

Fox se aposentou oficialmente no ano passado, explicando que, embora tenha trabalhado por 30 anos após seu diagnóstico, encontrando novas maneiras de agir, ele “chegou a um ponto em que eu não poderia contar com minha capacidade de falar em qualquer dia, o que significava que eu não conseguia mais agir confortavelmente.”

Pela primeira vez, ele pôde assistir a alguns de seus trabalhos, incluindo Back to the Future. Ele credita o falecido Muhammad Ali - que morreu em 2016 e também tinha Parkinson - por isso.

“Eu costumava evitar me assistir aos programas de TV que fazia quando era muito mais jovem, porque era mais saudável e não mostrava sinais de Parkinson”, disse o ex-integrante do Family Ties, que interpretou Alex P. Keaton. “Mas eu me perguntei sobre Ali, de quem eu tinha feito amizade. Ele tinha sido um atleta tão bonito antes do Parkinson. Então, depois que ele morreu, perguntei a sua esposa, Lonnie, se ele já assistia a gravações de suas lutas. _ Ele assistiu por horas, _ disse ela. _ Ele amou! _ E eu pensei: Sim, eu deveria adorar também. É um legado, alguns grafites que deixam uma mensagem de positividade.”

Como resultado, ele se reencontrou com seu personagem de Volta para o Futuro, Marty McFly.

“Mais pessoas, de todas as idades, me abordam agora sobre esse filme do que nunca”, disse ele. “Não tenho certeza se entendi o porquê. Então eu descobri isso na TV no Natal passado. E eu pensei que era muito bom nisso, melhor do que eu pensava que tinha sido. Mais importante, eu peguei o espírito do filme.”

Fox continuou: "Eu entendi que era apenas uma grande risada e que todos nós precisamos ... receber o crédito pelo que fizemos e pelas vidas que tocamos e ocasionalmente recuar um pouco e apreciar o que grande parte da vida foi ótimo e que há muito mais para viver.”

O ator, que é casado com sua co-estrela de Family Ties, Tracy Pollan, desde 1988, encerrou sua entrevista discutindo seu legado - e o que ele quer que seja.

“Espero que as pessoas gostem do meu trabalho como ator e obtenham algo com ele”, disse ele. “Em um nível mais profundo, espero que as pessoas vejam sinceridade nas coisas que eu disse e fiz. Se eu ajudei alguém positivamente com Parkinson, isso também é ótimo. Agradeço o propósito e a oportunidade de ajudar a fundação, de fazer parte de algo que é potencialmente tão poderoso e capaz de mudar a vida e o mundo - isso é enorme.”

Ele acrescentou: “Além disso - e isso é meio que vaidade - muitos guitarristas realmente excelentes vieram até mim ao longo dos anos e disseram que pegaram a guitarra por causa da cena 'Johnny B. Goode' em Back to o futuro. Se eu fiz alguma coisa nesta vida, pedi a John Mayer para pegar a guitarra!” Original em inglês, tradução Google, revisão Hugo. Fonte: Yahoo.

Nenhum comentário: