sábado, 1 de agosto de 2020

Um novo olhar sobre a depressão e as doenças crônicas

JULY 31, 2020 - Quando tudo estava no seu pior, a escuridão me envolveu. Eu grito: "Eu odeio minha vida."

Em 2017, cerca de 7,1% de todos os adultos dos EUA foram diagnosticados com depressão em algum momento de suas vidas. É muito pior para aqueles com uma doença crônica; até 50% das pessoas com Parkinson sofrem de depressão. Isso significa que muitas pessoas não tiveram sinais visíveis de depressão antes de desenvolver o Parkinson. Eu sou uma dessas pessoas.

Depressão e doenças crônicas estão interligadas. O luto está ligado às perdas causadas pela doença. Há a sensação de que ninguém pode realmente entender o intenso sofrimento que sofro. Depois, há a dor - todos os dias, implacável. Adicione estressores da vida (como se deslocar pelo país no meio de uma pandemia e hábitos não saudáveis ​​em resposta ao estresse) e o resultado é uma pilha de composto fértil com gatilhos para a depressão.

Para retardar o desenvolvimento da depressão, mudei minhas reações aos gatilhos. A vida é tranquila em nossa nova casa. E o trabalho no novo santuário está indo bem. Eu desenvolvi uma nova maneira de encarar minha doença crônica, diminuindo a tristeza. Alcançar e conectar-se com os outros acalmou a solidão. O exercício regular e o gerenciamento da dor gerenciam a dor geral.

Depois que esses gatilhos da depressão foram domados, descobri duas coisas: primeiro, há a aparência física da depressão devido às contorções transmitidas pela doença. Segundo, há uma anormalidade no estímulo cerebral que cria ondas de emoções exageradas. Ambos contribuíram para que eu caísse na escuridão. Quando olhei no espelho, vi um velho curvado, de cabeça baixa, sem sorrir, sem se envolver e irritado. Aqui estava um homem deprimido. A emoção exagerada da tristeza frequente apodreceu na nova caricatura.

Depois que saí da escuridão e voltei ao exercício com hábitos mais saudáveis ​​(como meditação), comecei a questionar a utilidade da tristeza. Meditação é como estar em um lago. No início, é uma tempestade furiosa, ondas batendo contra as minhas pernas, vento forte por toda parte, nuvens escuras, trovões, raios. Existem muitos sinais entrando no cérebro de muitos lugares diferentes, por isso é difícil meditar. A aceitação do meu mapa para o bem-estar, uma vida saudável e a prática da atenção plena são úteis.

De pé na lagoa tempestuosa, posso assistir calmamente enquanto a tempestade passa por mim. A superfície da lagoa fica tão imóvel quanto o espelho polido. Dura apenas alguns segundos antes de eu jogar a pedra proverbial. A última vez que estive lá, senti as ondulações antes da tempestade, um cócegas na pele das pernas. Eu olhei para cima e senti uma brisa suave na minha bochecha. Percebi que as ondulações eram impulsionadas pela brisa. Então ouvi um leve choro naquela brisa. Nascemos indefesos e instintivamente gritamos quando sentimos dor ou quando nossas necessidades de sobrevivência não estão sendo atendidas. As ondas exageradas de tristeza estão ligadas a essa necessidade instintiva de ser nutrida.

Não há nada errado em querer um pouco de carinho. Defendi a cura de abraços. O problema surge quando deixo a tristeza correr desenfreada no meu cérebro - sem restrições, contaminando tudo. Leva rapidamente à tristeza frequente, depois à tristeza avassaladora. Fico com raiva de me sentir tão triste. Em breve, estou girando em um lugar escuro e não consigo encontrar a porta. Sentindo-me sem esperança, digo: "Eu odeio minha vida". Sei que o termo "escuridão" pode ter conotações religiosas, mas não o estou usando dessa maneira. Pense nisso mais como uma escuridão cerebral. O cérebro está tão focado na luta - luz - busca de alimento que não consegue ver mais nada. Alguém está cego a todas as outras formas de percepção que podem ser geradas por outras regiões do cérebro. Em retrospectiva, me senti cego. Infelizmente, quando estou nessa escuridão, estou convencido do meu próprio ponto de vista. É difícil navegar bem.

Reformular a depressão como sinais cerebrais instintivos, projetados originalmente para melhorar nossa sobrevivência, mudou radicalmente minha perspectiva. Vejo claramente que a necessidade de ser nutrida geralmente não está ligada a nada que alguém possa fazer para mudar a situação. Pedir a outras pessoas que atendam à minha necessidade de educação, quando não há nada que elas possam fazer, é ignorante e possivelmente prejudicial.

Rasguei aquela caricatura deprimida do velho. Corto meu cabelo e minha barba e exercito minha boca em um sorriso com mais frequência. Há um cara novo na cidade. Original em inglês, tradução Google, revisão Hugo. Fonte: Parkinsons News Today.

Nenhum comentário: