terça-feira, 24 de agosto de 2021

XADAGO: um relato (por Koka Keiber).


240821 - Quem me acompanha nas redes sabe da minha luta contra o Parkinson Precoce.

Há sete meses fiz a cirurgia de DBS (estou na fase de neuromodulação) e tive um excelente resultado sobre os tremores, no entanto, como já expliquei muitas vezes, a doença de Parkinson é muita complexa.

Tremores controlados, comecei a sofrer com a rigidez e as dores causadas por ela.
Entrei em contato com meu médico e expliquei que não estava conseguindo reduzir o uso da levodopa e que a rigidez estava me incomodando muito.

Ele me prescreveu Xadago 50 mg. Este medicamento já era vendido nos EUA e na Europa. Há alguns anos tentei importá-lo, mas, as taxas tornaram inviável a importação.

No mês de junho foi liberado pela Anvisa para comercialização no Brasil.

Tomei a primeira dose na sexta-feira dia 20 de agosto e os resultados foram imediatos. A euforia foi tanta que exagerei nos alongamentos e tive uma distensão.
Não senti nenhum efeito colateral até agora e consegui reduzir consideravelmente o uso de levodopa.

Tenho feito acompanhamento da pressão arterial e não houve alteração.

O Xadago substituiu o Neupro que custa o dobro e foi de difícil adaptação.

Duas considerações importantes: não se automedique (consulte seu médico) e não se empolgue demais com os resultados (ele tem um componente antidepressivo).

Agora vou ter que ficar de molho para recuperar a distensão na coxa, mas, estou muito satisfeita e quis dividir com meus amigos parkinsonianos e cuidadores.

A luta contra a doença de Parkinson é cotidiana.

Exercícios físicos (fisioterapia), cuidados com alimentação, psicoterapia, terapia ocupacional (no meu caso encontrei o crochê e o macramê), acompanhamento fonoaudiológico e medicamentos modernos são grandes aliados.

Importante : o Xadago (mesilato de safinamida) é indicado para o tratamento da Doença de Parkinson em pacientes adultos. Funciona como um adjuvante ao tratamento de pacientes em fase inicial da doença que não estão tomando levodopa, para isto ele é associado a outro medicamento usado para a doença de Parkinson que pertence a uma classe chamada "agonistas da dopamina". Em pacientes em estágio intermediário a avançado da doença, que apresentam súbitas oscilações entre um período de boa função motora (período “ON”) e um período com dificuldades de movimentação (período “OFF”), é tomado em conjunto com uma dose estável do medicamento levodopa, que é utilizado isoladamente ou em associação com outros medicamentos para a doença de Parkinson.

Nenhum comentário: