sábado, 19 de fevereiro de 2022

Períodos de off e falhas no relógio biológico

February 18, 2022 - Antes de ser diagnosticado com doença de Parkinson há sete anos, eu não tinha ouvido o termo “períodos de off”. Depois de me envolver na comunidade de Parkinson, descobri que o termo é usado com frequência.

Um leitor perguntou: “Por que meus sintomas ficam tão ruins no início da noite?” Minha resposta foi: “É um período de off”. Mas essa resposta pode estar errada.

Nem todo mundo com doença de Parkinson experimenta períodos de off. Eles são mais comuns quanto mais tempo você tem Parkinson e quanto mais tempo você toma levodopa.

Um artigo publicado no Journal of Patient-Centered Research and Reviews observou que “o desgaste da medicação para a doença de Parkinson é comum, mas os gatilhos e as estratégias de enfrentamento para esse fenômeno transitório são pouco compreendidos”.

Depois que mais de 2.000 pacientes de Parkinson completaram uma pesquisa sobre esses períodos, os pesquisadores concluíram que, “Embora os períodos OFF sejam comuns, as experiências individuais de OFF variam. Esse conhecimento pode ser usado para desenvolver novas estratégias de aconselhamento para períodos OFF em pessoas com doença de Parkinson.”

Um período off refere-se à experiência de agravamento dos sintomas e é frequentemente atribuído à medicação que não fornece alívio. Embora isso possa ser verdade em alguns casos, não se encaixava na minha situação. Parecia haver algo mais no trabalho desencadeando os turnos diurnos para a horrível experiência de sofrer por horas.

Os gatilhos fora do período foram identificados em estudos como estresse, ansiedade, depressão, cansaço e fadiga. Não consegui identificar um gatilho externo distinto e consistente. Acontece todas as noites, e alguns dias são piores que outros.

A troca de medicamentos e o ajuste de dosagens e horários não fez com que os problemas noturnos desaparecessem. A angústia ocorre todos os dias, independentemente. Nada funcionou para evitar isso inteiramente, mas descobri que poderia alterar sua intensidade e efeitos em minha vida. É para isso que serve o TBM (“T” é para gerenciamento de limiares - threshold management, “B” é para religação cerebral - brain rewiring e “M” é para movimento consciente - mindful movement, minha estratégia de autogerenciamento de três níveis de gerenciamento de limites, religação cerebral e movimento consciente. Talvez eu não consiga consertar esse relógio biológico quebrado porque faz parte da doença, mas posso encontrar maneiras de viver melhor.

A surpresa foi descobrir que as disfunções do ritmo circadiano são frequentemente descritas como parte da doença. Após sete anos de tratamento e mais de uma dúzia de médicos, ninguém discutiu comigo o mau funcionamento do ritmo circadiano.

O ritmo circadiano é estabelecido à medida que nosso corpo sofre mudanças comportamentais e fisiológicas ao alternar entre a noite e o dia. É um ciclo alternado de sono e atividade de vigília. A doença de Parkinson pode causar flutuações diurnas nas quais o sono é desencadeado durante o dia e o despertar à noite. Isso interrompe a homeostase e pode até exacerbar a progressão da doença.

O Parkinson é uma doença multissistêmica, e um crescente corpo de evidências sugere que o distúrbio do ritmo circadiano é parte disso. Precisamos entender mais sobre a flutuação da desregulação do ciclo sono-vigília e seu impacto na deficiência motora e no sistema nervoso autônomo. Além dos tratamentos de reposição de dopamina, o fortalecimento das funções circadianas por meio de um estilo de vida saudável, atividade física e terapia com melatonina poderia melhorar a qualidade de vida dos pacientes de Parkinson e retardar a progressão da doença.

Em uma coluna anterior, descrevi um colapso na capacidade do cérebro de regular e moderar a homeostase como uma parte crítica do Parkinson. A disfunção do ritmo circadiano faz parte dessa desregulação crônica da homeostase. O efeito colateral mais comum é a interrupção do sono.

Como a medicação não tem efeito no meu período noturno, sugiro que esteja ligada a essa desregulação da homeostase diurna. Não se trata tanto de os remédios não funcionarem (embora isso desempenhe um papel eventualmente), mas sim de nossos cérebros ligando os interruptores químicos do sono em momentos incomuns e inconvenientes. Somado a essa mudança anormal de vigília-sono, muitas vezes há um efeito em cascata que desencadeia uma intensificação dos sintomas de Parkinson. Assim, aplicamos o rótulo “off period”.

Quando escrevo sobre a utilidade do TBM, estou falando de ferramentas que podem ajudar a limitar esse efeito cascata. Claro, medicamentos ajudam. Mas o Parkinson é primeiro uma doença cerebral. Retreinar meu cérebro inclui reaprender a lidar com períodos de folga. Tem sido uma parte importante para encontrar meu caminho para uma melhor qualidade de vida, apesar dos limites de uma doença crônica. Eu exercito meu cérebro fora do caos da interrupção diurna e de volta à homeostase. Eu tento fazer isso todos os dias.

A disfunção do ritmo circadiano explica melhor o tempo e os sintomas da minha menstruação do que uma medicação perdendo potência. Ele se encaixa no novo modelo da doença que incorpora um segundo centro de dopamina e seu papel na homeostase corporal. Isso explica por que devo suportar esse sofrimento crônico todas as noites. Compreender isso me ajuda a gerenciar melhor essa doença crônica. Original em inglês, tradução Google, revisão Hugo. Fonte: Parkinsons NewsToday.

Nenhum comentário: