sábado, 8 de outubro de 2022

A Epidemia de Esquecidos.

por Antonio Samarone

08 de Outubro, 2022 - Perguntei a um filho, pelo professor Alípio, em foi sucinto: “o velho não regula mais, perdeu a memória, está com Alzheimer avançado.”

Alípio foi o cirurgião mais talentoso de sua época, um professor adorado por sua didática, educação e bom humor. Fora da sala de aula, o Dr. Alípio não dava um bom-dia, sempre de cara amarrada. Na sala, era um homem show, um espetáculo. A sala de aula era o seu palco.

Não fiquei satisfeito com a resposta do filho e insisti: sim, além do Alzheimer, como anda a vida do velho? Ele foi grosseiro: “o meu pai não existe mais. Nem morreu, nem está vivo. Acabou!

A memória sobre o brilhante professor, acabou com o fim da sua memória biográfica. Nem o Dr. Alípio se reconhece, nem a sociedade o reconhece. Literalmente, um vivo/morto.

O Alzheimer é uma doença neurodegenerativa progressiva que provoca demência. Por razões óbvias, a perda da memória apressa a perda de autonomia. A sociedade é cruel com quem não produz.

A medicina reconhece outras patologias que levam a perda da função cognitiva e da memória. As demências Vascular; por Corpos de Lewy; pela Doença de Parkinson; a Fronto temporal; a de Huntington; a Alcoólica; de Creutzfeldt-Jakob e, mais recentemente, as sequelas da Covid-19.

Entretanto, o Alzheimer, por ser a mais frequente, virou a doença símbolo das demências.

Eu comecei com um esquecimento seletivo. Encontro com pessoas conhecidas, sei quem é, lembro-me dos detalhes do fulano, só não me lembro do nome. É um constrangimento. E quando se trata daqueles chatos que perguntam: “Tá lembrado de mim?” Aí o constrangimento aumenta.

A acho que a saída é as pessoas andarem com o seu “CR Code” à mostra, para que possamos identificá-los com o celular.

Voltando ao professor Alípio, hoje não se fala mais nele, foi esquecido ainda vivo.

Em minha infância, a caduquice não levava ao esquecimento, pelo contrário, era como se o velho voltasse a ser criança, para que o fardo da velhice se tornasse mais leve. E assim era visto.

O Seu Pepita de Dona Bobina, foi o caduco padrão de minha infância. A cidade o respeitava, com uma observação sagrada: “o seu Pepita está caducando, ninguém mexe com ele.”

Eu achava a caduquice a antessala do paraíso, uma preparação para a eternidade. Uma forma serena de desapego com vida.

O caduceu era uma insígnia de autoridade, o bastão dos deuses, o cajado dos pastores, a varinha das fadas e o condão de Asclépio.

A velhice chegava com o “arrastar os pés e o tremer das mãos”. Os velhos eram poucos, mas divinamente rabugentos, cheios de razões e de verdades. Os velhos metiam medo: “o velho pega!”, me advertia mamãe. Era um preconceito respeitoso. Só a caduquice as abrandava.

Hoje não se presta a atenção aos velhos. Eu passei a vida esperando a hora da rabugice, tenho contas a acertar! Mas estamos na Era do esquecimento. Os velhos não contam mais, foram transformados em idosos, uma forma domesticada de velhice.

Hoje todos tem razão e a verdade foi extinta.

Rabugice Já!

Fonte: 93noticias.

Nenhum comentário: