quinta-feira, 16 de julho de 2020

Pai irlandês com Parkinson diz que a vida foi transformada pelo adorável cão-guia preto

July 16, 2020 - Um irlandês com doença de Parkinson teve sua vida transformada para melhor, graças à ajuda de um labrador preto muito especial - e sempre tão bom.

Duncan Hughes, pai de dois filhos de Dublin, conheceu Leon, um labrador preto que o ajuda com estabilidade há cerca de seis meses, segundo a RTE.

Em vez de apenas atuar como companheiro, Leon é o primeiro cão-guia a ser treinado especificamente para ajudar na mobilidade geral de uma pessoa, sua estabilidade e sua marcha.

Hughes disse: "Este é o melhor tratamento para melhorar minha qualidade de vida entre todos os tratamentos que recebi para o Parkinson nos últimos 17 anos".

Ele acrescentou: "Antes, quando eu estava andando, as pessoas pensavam que eu estava bêbado ou drogado. Agora elas apenas sorriem. Nós dois estamos caminhando mais de seis quilômetros todos os dias agora. Foi uma mudança completa de vida".

A doença de Parkinson é uma doença neurológica de longo prazo que afeta a maneira como o cérebro coordena os movimentos do corpo, incluindo caminhar, falar e escrever.

Pensa-se que afeta hoje cerca de 8.000 pessoas na Irlanda.

Duncan costumava ter problemas quando seus pés ficavam presos no chão e congelavam. Ele não era capaz de fazer caminhadas regulares e lutava para se deslocar pela casa.

Existem várias maneiras de gerenciar a doença de Parkinson e aliviar os sintomas, mas não há cura.

Hughes disse à RTE que a assistência de Leon foi o tratamento mais benéfico e eficaz que ele teve para sua condição.

"Ele [Leon] é o primeiro tratamento para mim, com Parkinson, que abordou minha qualidade de vida.

"Na verdade, está melhorando minha vida. Ele é como uma parte de mim nesta fase.

"Eu não vou a lugar nenhum sem ele. Ele cuida de mim e eu cuido dele."

O relacionamento de Leon com Duncan e a ajuda que ele está fornecendo a ele é o primeiro estudo de longo prazo de um paciente com Parkinson usando um cachorro que foi treinado especificamente para eles. Original em inglês, tradução Google, revisão Hugo. Fonte: Irishpost.

Nenhum comentário: