quarta-feira, 15 de março de 2023

Michael J. Fox diz que a doença de Parkinson 'é uma droga', mas ele tem 'uma ótima vida': 'Não me arrependo'

"Posso sentir pena de mim mesmo, mas não tenho tempo para isso", disse Fox sobre viver com a doença de Parkinson enquanto falava em uma exibição do festival de cinema South by Southwest (SXSW) para seu documentário.

March 14, 2023 - Michael J. Fox está se abrindo sobre viver com a doença de Parkinson.

Após a exibição de seu documentário, Still: A Michael J. Fox Movie, no Festival de Cinema South by Southwest (SXSW) na terça-feira, o ator de 61 anos descreveu como tem sido a vida desde que foi diagnosticado em 1991 e veio a público com seu diagnóstico em 1998.

Questionado durante uma sessão de perguntas e respostas sobre como ele "mobilizou" as pessoas para se preocuparem com o Parkinson, ele respondeu: "Não tive escolha", acrescentando: "É isso. aparecer e fazer o melhor que puder."

Ele continuou: "Piedade é uma forma benigna de abuso. Posso sentir pena de mim mesmo, mas não tenho tempo para isso. Há coisas a serem aprendidas com isso, então vamos fazer isso e seguir em frente."

Michael J. Fox diz que só revelou publicamente o diagnóstico de Parkinson após bullying de paparazzi
Respondendo a perguntas sobre o filme ao lado do diretor Davis Guggenheim, Fox disse que o objetivo de compartilhar mais sobre sua história é retribuir aos fãs.

"Meus fãs basicamente me deram minha vida", explicou ele. "Eu queria dar a essas pessoas que fizeram tanto por mim meu tempo e gratidão. Foi ótimo para mim ouvir de todos vocês."

Michael J. Fox COLEÇÃO RON GALELLA/RON GALELLA VIA GETTY

Falando diretamente ao Guggenheim, ele acrescentou: "Parkinson é uma merda, mas é uma ótima vida, então obrigado por isso."

"Não me arrependo", disse ele sobre o período de trabalho após o diagnóstico. "Você faz o que tem que fazer, mas não quer se matar. E foi aí que eu parei."

De acordo com um logline para o documentário, o filme "incorpora elementos de documentário, arquivo e roteiro, contando a extraordinária história de Fox em suas próprias palavras".

Embora acrescente que o filme faz um "relato da vida pública de Fox, cheia de emoções nostálgicas e brilho cinematográfico" ao lado de sua "jornada privada nunca antes vista, incluindo os anos que se seguiram ao diagnóstico de Parkinson", Fox compartilhou que há muito mais para o filme do que os detalhes sobre sua saúde.

Michael J. Fox recorda anos de 'negação' após o diagnóstico de Parkinson: 'Eu disse a muito poucas pessoas'

“David disse logo no início: 'Quero cobrir o Parkinson, mas não quero fazer um filme sobre o Parkinson.' Ele fez um filme sobre a vida", explicou Fox. "Ele tomou uma decisão conscienciosa de não fazer um filme sobre Parkinson."

Em uma entrevista de 2021 para a Entertainment Tonight, a estrela de De Volta para o Futuro revelou sua decisão de tornar público seu diagnóstico.

"Foi sete ou oito anos depois de eu ter sido diagnosticado... [e] os paparazzi e outras coisas, eles ficavam do lado de fora do meu apartamento e me importunavam, tipo, 'Qual é o problema com você?' " Fox lembrou. "Eu disse: 'Não posso fazer meus vizinhos lidarem com isso', então saí e foi ótimo. Foi uma coisa ótima."

"Foi uma grande surpresa para mim que as pessoas responderam da maneira que responderam", acrescentou. "Eles responderam com interesse, na vontade de encontrar uma resposta para a doença, e aí eu vi isso como uma grande oportunidade. Não me coloquei nessa posição para desperdiçar."

Depois de abrir o capital com seu Parkison, Fox fundou a Michael J. Fox Foundation for Parkinson's Research em 2000.

"A Fundação Michael J. Fox se dedica a encontrar uma cura para a doença de Parkinson por meio de uma agenda de pesquisa agressivamente financiada e a garantir o desenvolvimento de terapias aprimoradas para aqueles que vivem com Parkinson hoje", explica a fundação em seu site. Original em inglês, tradução Google, revisão Hugo. Fonte: People.

Nenhum comentário: