quinta-feira, 28 de maio de 2020

DBS, não remédios, para Parkinson

May 27, 2020 - HOUSTON - A doença de Parkinson pode causar tremores, perda de equilíbrio e, mais importante, perda de controle, mas para um professor universitário inteligente e extrovertido, a cirurgia no cérebro, chamada estimulação cerebral profunda, deu a ele uma segunda chance na vida, depois de finalmente ter superado os limites, uma mão no Parkinson.

"Fez uma profunda diferença na minha vida", disse Rudy Hardy.

Você sente o entusiasmo de Hardy, primeiro.

"Então, sou um fotógrafo profissional de esportes", disse ele.

Ele também é professor de justiça criminal, mas Parkinson sequestrou seu corpo, provocando depressão.

"Eu meio que me fechei na minha casa", ele compartilhou. "Eu não fui a lugar nenhum."

Ele se aventurou no campus e os colegas foram tranquilizadores.

"Algumas pessoas por aqui disseram: 'Rudy, não se preocupe com isso' e, e eu sei que elas eram fiéis aos seus corações", explicou Hardy.

Mas mesmo com remédios, o tremor continuou.

Os medicamentos de Hardy funcionaram por um tempo.

"Eu não passaria por uma vida assim", afirmou Hardy, "mas piorou progressivamente e, nos últimos dois anos, quero dizer, estava me sentindo mal".

"Muitos dos medicamentos, eles mesmos, têm seus próprios efeitos colaterais", disse Sameer Sheth, neurocirurgião do Baylor St. Luke's Medical e professor associado de neurocirurgia do Baylor College.

"Quero dizer, cirurgia no cérebro. Apenas essas duas palavras sozinhas. Cérebro. Cirurgia", Hardy contemplou.

Mas ele fez isso e tem implantes cirúrgicos no cérebro.

"Você pode pensar nisso como um marcapasso, mas não para o coração, mas para o cérebro", explicou Sheth. "O neurologista normalmente faz a programação, então o sistema é um sistema programável. É ajustável, modificável. Existe um tipo de controle remoto sem fio".

 Resumo de pesquisa: DBS, não remédios, para Parkinson
"Dr. Sheth foi sobre isso como se não fosse muito." Era rotina - exclamou Hardy. - Quando fico excitada, chateada ou zangada com minha esposa ou algo assim, sabe, começa, sabe, mas agora, meu Deus! Veja isso!"

A operação não é para todos, mas para pacientes como Hardy, tem sido um divisor de águas. Noventa e dois por cento dos pacientes que elegem a cirurgia estão satisfeitos, embora também tenha efeitos colaterais. Original em inglês, tradução Google, revisão Hugo. Fonte: WFMZ.

Nenhum comentário: