sábado, 11 de novembro de 2023

Michael J. Fox fala sobre como viver com a doença de Parkinson afeta sua saúde mental

November 10, 2023 - “A positividade é muito sincera e eu realmente sinto isso, e é genuína, mas é uma luta difícil e conquistada com dificuldade”, disse Fox no 'CBS Mornings'

Michael J. Fox. FOTO: JASON KEMPIN/GETTY

Na quinta-feira, o ator, de 62 anos, foi entrevistado no CBS Mornings, onde falou sobre como viver com Parkinson impactou sua vida desde que foi diagnosticado com a doença em 1991.

O co-apresentador do CBS Mornings, Nate Burleson, perguntou à Fox se seu diagnóstico alguma vez levou a sentimentos de depressão ou dúvida, ao que o ator respondeu: “Ontem às 3h57 da tarde”.

Fox continuou: “A positividade é muito sincera e eu realmente sinto isso, e é genuína, mas é uma luta difícil e conquistada com dificuldade”.

Para Fox, a chave é encontrar maneiras de “apenas nos darmos um tempo” e “nos darmos crédito por passarmos pela vida nos termos da vida”. Ele acrescentou: "Para fazer isso, temos que parar e dizer: 'não é tão ruim'".

Em 2000, Fox criou a Fundação Michael J. Fox, que financia pesquisas para o desenvolvimento de terapias para pessoas que vivem com Parkinson. Ele explicou a Burleson que seu objetivo era dar voz aos que não têm voz.

“Eles não tinham dinheiro, não tinham voz, e eu pensei que poderia substituir essas pessoas e criar um inferno”, disse Fox.

Ele continuou: "Não é uma cura. Mas é um grande destaque sobre onde precisamos ir e no que precisamos nos concentrar para sabermos que estamos no caminho certo e estamos muito orgulhosos."

Michael J. Fox teria 'perdoado' Tracy Pollan por optar por 'abandonar' o casamento após o diagnóstico de Parkinson

O ator Michael J. Fox fala durante um painel "Back To The Future Reunion" na New York Comic Con em 8 de outubro de 2022 na cidade de Nova York 

Michael J. Fox em 2022. MIKE COPPOLA/GETTY

Durante a entrevista, Fox também abordou seu relacionamento com sua esposa, Tracy Pollan, e como ela o apoiou em cada etapa do caminho. Embora sua esposa, de 63 anos, nunca tenha saído do seu lado, Fox explicou que ele teria entendido se ela o fizesse.

“Ela me indicou dizendo, para o bem ou para o mal, na doença e na saúde”, explicou. “Ela foi capaz de me ajudar e passar por isso comigo. E ela tem feito isso há 35 anos.”

“Sabíamos que o ônibus estava chegando e que iria bater, mas não sabíamos a que distância estava ou a que velocidade estava indo”, disse Fox. “A qualquer momento ela teria sido perdoada se dissesse: 'Eu só vou sair.' Mas ela não fez isso.

Michael J. Fox apoiado por sua família ao ser homenageado com o prêmio pelo conjunto de sua obra

Em sua recente matéria de capa para Town & Country, a estrela de De Volta para o Futuro disse que permaneceu otimista sobre sua própria saúde ao longo dos anos.

Ele acrescentou que não só passou por uma cirurgia na coluna que poderia tê-lo deixado paralisado, mas também sofreu várias quedas que o fizeram quebrar os dois braços, quebrar a mão, quebrar o osso orbital e a bochecha e muito mais. “Foi um tsunami de infortúnio”, disse ele.

No entanto, o ator se refere a si mesmo como um “filho da puta durão” e disse que não tem medo da doença – ou mesmo da morte.

“Um dia ficarei sem gasolina”, disse Fox. “Um dia direi apenas: ‘Isso não vai acontecer. Não vou sair hoje.’ Se isso acontecer, vou me permitir isso. Tenho 62 anos. Certamente, se eu falecesse amanhã, seria prematuro, mas não seria inédito. E então, não, não tenho medo disso.”

“Eu disse que o Parkinson é um presente”, disse ele também à Town & Country. “É o presente que continua sendo recebido, mas mudou minha vida de muitas maneiras positivas.” Original em inglês, tradução Google, revisão Hugo. Fonte: People.

Nenhum comentário: