sábado, 4 de novembro de 2023

Michael J. Fox chama ossos quebrados devido aos sintomas de Parkinson de 'tsunami de infortúnio'

Nov.3, 32023 - Michael J. Fox sabe algumas coisas sobre resiliência depois de viver com a doença de  Parkinson por 30 anos. 

Em entrevista à revista Town & Country publicada quinta-feira, o ator de “De Volta para o Futuro”, de 62 anos, detalhou os ferimentos que sofreu nos últimos anos, desde que quebrou o braço enquanto se recuperava de uma arriscada cirurgia na coluna para remover um tumor não canceroso em 2018. Esse outono foi o “momento mais sombrio” de Fox, disse ele à revista People em 2020.

No entanto, “isso não foi nada”, disse ele sobre o braço quebrado, que ameaçou o otimismo generalizado de Fox e inspirou seu livro de memórias de 2020, “No Time Like the Future: An Optimist Considers Mortality”. Fox compartilhou que quebrou o outro braço e ombro, quebrou o osso orbital e a bochecha e quebrou a mão desde a lesão.

“Minha mão infeccionou e quase a perdi”, disse ele. “Foi um tsunami de infortúnio.”

Michael J. Fox (retratado aqui em setembro de 2023) diz que quebrou os dois braços, um ombro, a maçã do rosto e a mão nos últimos anos.

Fox, que toma comprimidos que o ajudam a falar, combatendo a paralisia dos músculos faciais, também treina diariamente para preservar suas habilidades de locomoção, apesar do risco de novas lesões devido às quedas diárias. Mas ele não parece muito preocupado com isso.

“Um dia ficarei sem gasolina”, disse ele. “Um dia direi apenas: ‘Isso não vai acontecer. Não vou sair hoje.’ Se isso acontecer, vou me permitir isso. Tenho 62 anos.

“Certamente, se eu falecesse amanhã, seria prematuro, mas não seria inédito. E então, não, não temo isso.”

Fox continua se movendo apesar das quedas frequentes

No documentário lançado no início deste ano, “Still: A Michael J. Fox Movie”, Fox frequentemente cai enquanto caminha e sofre vários ferimentos durante as filmagens.

“As pessoas ao meu redor dizem: 'Tenha cuidado, tenha cuidado'”, diz Fox. “E eu digo: 'Isso não tem nada a ver com ser cuidadoso. Isso acontece.' "

Fox foi diagnosticado com Parkinson quando tinha 29 anos e compartilhou a notícia publicamente sete anos depois, em 1998.

A condição neurodegenerativa de crescimento mais rápido nos EUA, o Parkinson é um distúrbio cerebral incurável, uma doença progressiva "que causa movimentos não intencionais ou incontroláveis, como tremores, rigidez e dificuldade de equilíbrio e coordenação", de acordo com o Instituto Nacional do Envelhecimento.

'Still: A Michael J. Fox Movie': Ator diz que se tornou alcoólatra e escondeu o diagnóstico de Parkinson

Quebrar o braço em 2018 foi um ‘momento inovador’ para Michael J. Fox.

Em 2008, a Fox publicou um livro intitulado "Always Looking Up: The Adventures of an Incurable Optimist". Dez anos depois, ele começou a questionar seu otimismo cego após cair enquanto se recuperava de uma cirurgia.

“Eu estava deitado no chão da minha cozinha com um braço quebrado esperando a ambulância aparecer”, disse Fox ao USA TODAY em 2020. “Eu meio que pensei, 'Que idiota. ser otimista, levantar a cabeça e você está infeliz agora. Não há nada além de dor e arrependimento. Não há como dar brilho a isso.'"

É neste outono que dá início ao livro de Fox, "No Time Like the Future: An Optimist Considers Mortality", no qual o ator detalha sua recuperação angustiante de uma cirurgia na coluna, insights de sua batalha contra a doença de Parkinson e seu retorno à positividade após, literalmente, caindo em desespero.

"Não há tempo como o futuro: um otimista considera a mortalidade", de Michael J. Fox.

“Esse foi um verdadeiro momento de avanço para mim, porque percebi que venho vendendo esse otimismo às pessoas há muito tempo”, disse ele. “Acredito que seja totalmente verdadeiro, mas me ocorreu que naquele ponto eu questionei isso, e questionei isso muito severamente. E assim o resto do livro é esta jornada para encontrar meu caminho de volta com gratidão. é o que torna o otimismo sustentável."

Durante sua recuperação, caindo e precisando se recuperar novamente, Fox disse que percebeu a importância de ser realista e ao mesmo tempo manter o otimismo.

“Acho que a primeira coisa que você precisa fazer é aceitar quando se deparar com uma situação difícil”, disse Fox. "E uma vez que eu fizer isso, isso não significa que eu nunca possa mudar isso. Eu posso mudar isso, mas primeiro tenho que aceitar o que é, antes de poder mudar. E tenho que ser real sobre isso. isso. E uma vez que eu faço isso, todas as portas se abrem."

A Fundação Michael J. Fox gastou quase US$ 2 bilhões na pesquisa do Parkinson desde que foi criada em 2000. No início deste ano, a organização sem fins lucrativos anunciou a descoberta de "um salto monumental para a nossa doença": um teste de fluido espinhal - que está no fase de ensaio clínico – que pode detectar estágios iniciais do Parkinson nas células de uma pessoa.

Michael J. Fox diz que a sobriedade após o diagnóstico de Parkinson foi 'uma briga de facas no armário'. Original em inglês, tradução Google, revisão Hugo. Fonte: USA Today.

Nenhum comentário: