quinta-feira, 15 de junho de 2023

Encontrar outras pessoas em comunidades ou situações semelhantes pode ajudar

June 14, 2023 - Muitos de nós experimentamos um desejo natural de nos relacionarmos com os outros para criar uma maior compreensão de nossa existência. A conexão humana é amplamente vista como um fator de contribuição vital para a saúde e o bem-estar. Mas sua importância é frequentemente negligenciada ou prejudicada, o que contribui para uma alta incidência de solidão em todo o mundo.

Infelizmente, lutar contra uma doença como o Parkinson geralmente resulta em auto-isolamento e estigmatização. Devido à vergonha e à perda de mobilidade, pode ser um desafio para um paciente levar a vida de uma forma que antes era rotineira.

O Parkinson geralmente é uma doença visível que parece exacerbar esses problemas. A solidão pode afetar negativamente a saúde, potencialmente piorando a doença. O bom é que sentir-se sozinho é uma experiência humana comum, o que significa que também há uma sensação de união nesse sentimento.

Não se sentindo compreendido
Muitas vezes vejo frustração no rosto de meu pai quando se trata de explicar sua experiência. Ele foi diagnosticado com Parkinson em 2013 e está fazendo tudo ao seu alcance para manter os sintomas sob controle. Mas às vezes ele pula eventos e toma decisões que o resto de nós não entende muito bem. E só posso supor que é porque ele está experimentando algo que não podemos ver.

Por exemplo, papai uma vez explicou que fica ansioso e tem ataques de pânico, o que pode contribuir para tremores mais intensos e perda de controle – sem mencionar o sofrimento emocional intenso. Após a pandemia, esses estressores pareciam se tornar ainda mais intensos, o que tornava menos provável que papai forçasse sua zona de conforto e se dirigisse a eventos locais para construir e manter essas importantes conexões sociais.

Se eu pudesse abrir o crânio de papai e examinar sua experiência, aposto que ele tem alguns momentos de solidão. Não tenho Parkinson e ainda estou trabalhando em minhas habilidades de leitura da mente. Mas tenho uma doença crônica diferente que muitas vezes me deixa com sintomas que devo explicar aos outros. Mesmo quando o faço, ainda há uma lacuna entre a experiência e a compreensão. E aposto que o Parkinson provavelmente é semelhante para o meu pai.

Construindo ou buscando uma comunidade
Uma coisa que parece iluminar o rosto de meu pai é sua comunidade de Parkinson. Depois de descobrir o Rock Steady Boxing há vários anos, ele percebeu que não estava sozinho em sua jornada de Parkinson e que outros enfrentaram muitos dos mesmos desafios. Seu capítulo do Rock Steady Boxing já foi encerrado, mas ele ainda frequenta aulas de exercícios específicas para Parkinson. Isso parece ajudá-lo a manter um senso mais profundo de conexão para afastar a solidão. Original em inglês, tradução Google, revisão Hugo. Fonte: Parkinson´s News Today.

Nenhum comentário: