domingo, 23 de dezembro de 2012

Surpreendentes imagens mostram 'milagre' de eletrodos inseridos em cérebro de homem com dois filhos para ajudá-lo a superar a doença de Parkinson

Tuesday, December 18, 2012 - Um pai de dois filhos, com a doença de Parkinson, está aguardando a ligação de eletrodos em seu cérebro que será capaz de mudar a vida.

Bob Patterson, de 58 anos, teve dois eletrodos de oito centímetros inseridos dentro de seu cérebro em uma operação de oito horas na semana passada.

Os eletrodos estão ligados a um fio que passa por dentro do pescoço de Bob e conecta-se a uma bateria (n.t.: a um gerador de pulsos) montada na sua cavidade torácica.

Médicos vão ligá-lo em janeiro. Se tudo correr bem os sintomas dolorosos da doença serão aliviados e Bob já não terá de tomar um coquetel de medicamentos, sem o qual ele não seria capaz de andar.

"Eu não posso esperar para ter os eletrodos ligados", disse Bob, de East Leake.

"Eu estou ansioso para ver a transformação. Sinto esta operação como um momento de mudança de vida para mim."

Bob, que tem uma filha de 21 anos e um filho de 16 anos de idade, foi diagnosticado com Parkinson em seu 40 º aniversário.

Desde então, a doença o obrigou a se aposentar de seu trabalho na Boots, e ele tem que tomar até 15 comprimidos por dia.

A operação é conhecida como estimulação cerebral profunda, e é rara - mas os cirurgiões do Nottingham’s Queen’s Medical Centre dizem que tiveram resultados fantásticos com pacientes anteriores.

David Lewan, de Bathurst Drive, Beechdale, fez a mesma operação há dois anos.

Ele tinha uma doença chamada distonia, que fez com que seus músculos sofressem espasmos.

Sua cabeça estava inclinada permanentemente sobre o ombro, mas desde a operação ele recuperou o movimento normal.

Ele disse: "A operação foi um milagre para mim.”

"Eu não consigo agradecer o suficiente aos cirurgiões, eu sinto que eu tenho a minha vida de volta."

O cirurgião Surajit Basu realizou as operações de ambos os homens.

Ele disse: "Estas operações foram muito bem sucedidas e mudaram a vida das pessoas." (original em inglês, tradução Hugo) Fonte: This is Nottingham.uk.
O artigo original tem três fotos interessantes (não consegui copiá-las):
1- Bob Patterson;
2- A cabeça Bob Patterson, mostrando onde os eletrodos foram inseridos; e
3- Sua cabeça antes da operação, setas verdes e roxas mostrar onde irão eletrodos.

Nenhum comentário: