quinta-feira, 8 de junho de 2023

Para ser admirado! Martin Scorsese homenageia Michael J Fox por sua fundação para combater o Parkinson

JUNIO 8, 2023 - O cineasta Martin Scorsese entregou um prêmio especial a Michael J Fox por sua carreira e sua luta contra o Parkinson.

Martin Scorsese, Davis Guggenheim e Richard Kind foram apenas algumas das pessoas que homenagearam a carreira de Michael J. Fox no Spring Moving Image Awards deste ano. O Museu da Imagem em Movimento homenageou Fox com um prêmio pelo conjunto de sua obra por seu trabalho na tela e defesa do Parkinson.

Além das homenagens mencionadas, o Museu lhe dedicou uma cadeira no Redstone Theatre, que levará seu nome para sempre. Algo semelhante ao que acontece no Morelia International Film Festival com alguns convidados especiais. No evento, Scorsese falou sobre a carreira de Fox e o quanto o admira:

“Nos anos 80 foi realmente incrível testemunhar a carreira de Michael decolar. Eu vi naquelas primeiras imagens e fiquei atordoado. Vê-lo na tela pela primeira vez foi como ver James Cagney em Public Enemy. Michael é uma potência que foi feita para filmes."

O cineasta vencedor do Oscar, responsável por filmes como Taxi Driver, Raging Bull, Goodfellas e Gangs of New York, não parou por aí. Ele também aplaudiu em seu discurso o enorme trabalho de Fox na luta pelo Parkinson. O ator luta contra a doença há mais de 30 anos.

“Preste atenção na quantidade de trabalho que ele fez desde que foi diagnosticado com Parkinson. Tornou-se uma luz orientadora para muitas outras pessoas com Parkinson. Isso inclui minha esposa Helen. Michael, seu apoio significou o mundo para ela e para mim".

Davis Guggenhiem, diretor do novo documentário Still: A Michael J. Fox Movie, também esteve presente. O cineasta, que em seu filme relata a luta da vida do ator dentro e fora das telas, foi quem presenteou Fox com o prêmio pelo conjunto de sua obra. O protagonista de De Volta para o Futuro, disse, de acordo com o The Hollywood Reporter:

“Vou me transformar em uma abóbora em cerca de cinco minutos, então estou tentando superar isso. Algumas pessoas antes disso me pediram para contar a história da minha vida e elas estavam chorando antes mesmo de chegarem a mim. E eu fiquei tipo, 'Fique limpo e te vejo mais tarde.'”

“Mas Davis conseguiu. Eu tenho tantas coisas maravilhosas na minha vida. Não tenho uma vida chorosa e triste. Aconteceu algo realmente ruim, mas me colocou em posição de fazer outras coisas que foram eficazes e talvez melhorar as coisas."

Michael J Fox falou sobre seu amor pela atuação e pelo cinema, e como diretores e diretores de fotografia elevaram seu trabalho a níveis que ele nunca imaginou. Ele encerrou sua palestra com uma piada: “O que o caracol disse quando montou nas costas das tartarugas? 'Weeee!'... É tudo uma questão de perspectiva.

Vários amigos de Fox compartilharam anedotas e aplausos com ele por meio de um vídeo. Na platéia estava Richard Kind, ex-co-estrela da Fox na série de comédia Spin City. Após o diagnóstico de Parkinson, Fox teve que deixar o show. Isso refletiu Kind em seu amigo:

“A vida é muito injusta. É injusto que um homem altamente dotado tenha contraído Parkinson. Mas também é injusto que um homem seja dotado de todo esse talento, quando todos nos esforçamos tanto para ser talentosos e ele o faz com tanta facilidade." Original em inglês, tradução Google, revisão Hugo., com fotos na fonte. Fonte: Palomaynacho.

Nenhum comentário: