sábado, 28 de outubro de 2023

Como é a busca perpétua pela ‘cura’ do Parkinson

Às vezes, quando só queremos nos sentir melhor, tentamos qualquer coisa

October 27, 2023 - “Como pude ser tão estúpido?”

Eu estava me repreendendo por ter comprado um livro ridículo que prometia curar o Parkinson. O livro foi uma das primeiras compras que fiz em uma longa série de tentativas fracassadas de me sentir melhor e assumir o controle da minha vida depois que fui diagnosticado com doença de Parkinson em 2015. Na época, minha filha mais velha disse: “Você não é estúpido. Você está desesperado. Este autor está atacando pessoas desesperadas.”

Eu procurava - e ainda estou - aquela solução mágica, aquela pílula mágica, aquele algo secreto que me fará sentir melhor e mais feliz, com pouco esforço.

Tentei ioga e acupuntura. Com a ioga, tive muitos tremores para manter uma postura e sacudi as agulhas quando fiz acupuntura. Também tentei remédios naturopáticos e reiki, sem sucesso.

Me engane duas vezes

Certa vez, fui até uma clínica onde o “médico” afirmou que provavelmente poderia me curar. Ele me disse que tinha um dom especial de toque e que tinha sido capaz de ajudar muitas pessoas. Acreditei, sério.

Ele me fez deitar de bruços na cama do paciente (não se preocupe, mantive minhas roupas) e então tocou levemente minha nuca e a base da minha coluna - uma vez. Foi isso. Por meia hora, fiquei ali deitado, me perguntando se mais alguma coisa iria acontecer. Não sei o que ele estava fazendo, mas a certa altura pensei que ele poderia estar vasculhando minha bolsa. Saí me sentindo muito tolo.

Então ouvi falar do suplemento de venda livre manitol, um pó branco que parece amido de milho. Na época, eu tinha lido vários relatos de pessoas que se sentiram melhor depois de tomá-lo, então tentei. Tomei uma colher de sopa diariamente durante cerca de três meses e tive dias excelentes. Um dia, eu estava livre de tremores.

A desvantagem foi que eu tive que ficar a uma curta distância do banheiro! Esse sprint foi um pouco complicado e, depois de três meses, eu estava tão estressado com a situação do banheiro que desisti. Eu pensei que era uma cura? Não para mim.

Quando tive estimulação cerebral profunda em 2021, pensei que seria o fim da procura de curas alternativas. Mas, nos últimos meses, senti vontade de me sentir ainda melhor e de ter mais energia.

Próxima parada: terapia da luz vermelha! Comprei um pequeno dispositivo que devo usar todos os dias por cerca de 10 minutos. Supostamente, ajuda pessoas com Parkinson.

Funciona? Eu não faço ideia. Eu teria uma ideia melhor se me lembrasse de usá-lo regularmente. Participarei de uma conferência na próxima semana que discutirá a terapia da luz, por isso espero que o apresentador tenha bons dados científicos que me inspirem a usá-la regularmente.

Minha compra mais recente são os probióticos, que são considerados bons para quem tem Parkinson. Eu moro no Canadá e tive que pagar o preço astronômico do câmbio do dólar americano, então cada pílula probiótica vale cerca de CA$ 1,50 (US$ 1,09). Tenho tomado isso regularmente há cerca de quatro meses. Eu me sinto melhor? Isso será determinado. Estou com medo de parar de tomá-los? Absolutamente!

Hoje em dia, não sei como é “melhor”. Estou confiante de que não é fácil de conseguir e que não existe uma pílula mágica. Por isso, continuo correndo, girando, lutando boxe, andando e me sentindo grato por meu corpo não ter me traído totalmente, apesar dos altos e baixos da doença de Parkinson. Original em inglês, tradução Google, revisão Hugo. Fonte: Parkinson´s News Today.

Nenhum comentário: